Para poder calcular e exibir em décimos de segundo os resultados de busca, o Google utiliza-se de uma cópia das páginas de sites na internet rastreadas por seu robô Googlebot, armazenadas em seus servidores. Essas páginas são chamadas de cache Google e juntas compõem o índice do Google. Assim, os resultados que vemos na tela de resultados dos sites de busca foram calculados com base nessa cópia das páginas. A cada nova passagem do Googlebot pela página, o Google verifica se houve alguma alteração em seu conteúdo. Em caso positivo, são recalculados os diversos fatores que influenciam o posicionamento da página nas buscas (densidade de palavras-chave, negritos, nome de imagens, dentre muitos outros) e essas alterações serão eventualmente refletidas num melhor ou pior posicionamento nos resultados de busca.
Existem diversas fomas de se visualizar o cache Google. Mencionamos abaixo 3 delas:
1. Se você souber a URL da página que quer visualizar o cache, digite “cache:(página a ser pesquisada)” no campo de busca do Google. Por exemplo, para visualizar a versão armazenada da página de notícias da região sudeste do site da Climatempo, faça uma busca por cache:www.climatempo.com.br/noticias/sudeste/ .
O resultado mostra a última versão da página armazenada no Cache Google. É baseado nesse conteúdo que o Google calcula o posicionamento da referida página para as suas buscas, e não no conteúdo atual da página, que pode ter sido alterado desde a última visita do Googlebot. Preste atenção na data exibida no cabeçalho do resultado. Neste caso, a busca foi realizada no dia 5 de Maio de 2013, e o cache do Google exibia os dados rastreados pelo Googlebot no dia 4 de Abril de 2013, ou seja, mais de um mês de atraso.
2. Para visualizar o cache de uma página diretamente dos resultados do Google, clique na pequena seta verde logo após a URL de visualização no resultado de busca orgânico (não patrocinado) e escolha a opção Em Cache.
Para visualizar o cache Google do cache das páginas de um site específico, basta fazer uma busca por todas as páginas de seu site e localizar a página que queira visualizar o cache. Por exemplo, para visualizar o cache do Google de páginas do site Climatempo, faça uma busca no Google por “site:climatempo.com.br”. O resultado da busca será o conjunto de páginas do site da Climatempo contidas no índice do Google.
Assim como fizemos no exemplo anterior, clique então na pequena seta verde após a URL exibida junto à página desejada e escolha a opção Em Cache para verificar a versão armazenada no cache Google.
3. Uma terceira forma de se visualizar facilmente o cache de uma página é utilizar-se ferramentas como o Quirk Search Status, que permite exibir rapidamente o cache de uma página que se esteja visitando.
Para entender o contexto de uma página web e assim posicioná-la nos resultados de busca, o Google precisa processar o conteúdo em texto da página. Assim, um SEO experiente, ao visualizar o cache de uma página Google, fá-lo através da versão em texto do cache, que no final das contas, é o que mais interessa para o Google. É possível visualizar a versão de texto clicando no texto Versão somente texto no canto direito inferior do cabeçalho do cache exibido.
O resultado é uma página com textos e links contidos na página, sem formatação. A versão somente texto de uma página permite visualizar, por exemplo, textos escondidos em uma página, identificando técnicas de SEO Black Hat.
É possível orientar o Google a não armazenar as páginas de seu site no cache. Para isso, inclua o seguinte comando entre suas Meta Tags, antes da tag <body>:
<meta name=”robots” content=”noarchive”>
A data exibida no topo da página com o cache não necessariamente diz respeito à data em que a página foi alterada, e sim à data em que o Googlebot visitou a página pela última vez. Este vídeo em inglês de Matt Cutts, responsável pelo time de qualidade de resultados do Google, explica o funcionamento desse processo.
Sobre o autor: Fundador da SEO Marketing, Bernhard Schultze
CONSULTORIA
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