O que você procura?

Cache do Google

O que é o Cache do Google?

Para poder calcular e exibir em décimos de segundo os resultados de busca, o Google utiliza-se de uma cópia das páginas de sites na internet rastreadas por seu robô Googlebot, armazenadas em seus servidores. Essas páginas são chamadas de cache Google e juntas compõem o índice do Google. Assim, os resultados que vemos na tela de resultados dos sites de busca foram calculados com base nessa cópia das páginas. A cada nova passagem do Googlebot pela página, o Google verifica se houve alguma alteração em seu conteúdo. Em caso positivo, são recalculados os diversos fatores que influenciam o posicionamento da página nas buscas (densidade de palavras-chave, negritos, nome de imagens, dentre muitos outros) e essas alterações serão eventualmente refletidas num melhor ou pior posicionamento nos resultados de busca.

Como visualizar o cache Google

Existem diversas fomas de se visualizar o cache Google. Mencionamos abaixo 3 delas:


1. Se você souber a URL da página que quer visualizar o cache, digite “cache:(página a ser pesquisada)” no campo de busca do Google. Por exemplo, para visualizar a versão armazenada da página de notícias da região sudeste do site da Climatempo, faça uma busca por cache:www.climatempo.com.br/noticias/sudeste/ .

cache-google-climatempo

O resultado mostra a última versão da página armazenada no Cache Google. É baseado nesse conteúdo que o Google calcula o posicionamento da referida página para as suas buscas, e não no conteúdo atual da página, que pode ter sido alterado desde a última visita do Googlebot. Preste atenção na data exibida no cabeçalho do resultado. Neste caso, a busca foi realizada no dia 5 de Maio de 2013, e o cache do Google exibia os dados rastreados pelo Googlebot no dia 4 de Abril de 2013, ou seja, mais de um mês de atraso.

cache-climatempo-5-5-2013


2. Para visualizar o cache de uma página diretamente dos resultados do Google, clique na pequena seta verde logo após a URL de visualização no resultado de busca orgânico (não patrocinado) e escolha a opção Em Cache.

cache-serp-google

Para visualizar o cache Google do cache das páginas de um site específico, basta fazer uma busca por todas as páginas de seu site e localizar a página que queira visualizar o cache. Por exemplo, para visualizar o cache do Google de páginas do site Climatempo, faça uma busca no Google por “site:climatempo.com.br”. O resultado da busca será o conjunto de páginas do site da Climatempo contidas no índice do Google.

Assim como fizemos no exemplo anterior, clique então na pequena seta verde após a URL exibida junto à página desejada e escolha a opção Em Cache para verificar a versão armazenada no cache Google.


3. Uma terceira forma de se visualizar facilmente o cache de uma página é utilizar-se ferramentas como o Quirk Search Status, que permite exibir rapidamente o cache de uma página que se esteja visitando.

cache-searcstatus-1


Versão “Somente Texto” do Cache

Para entender o contexto de uma página web e assim posicioná-la nos resultados de busca, o Google precisa processar o conteúdo em texto da página. Assim, um SEO experiente, ao visualizar o cache de uma página Google, fá-lo através da versão em texto do cache, que no final das contas, é o que mais interessa para o Google. É possível visualizar a versão de texto clicando no texto Versão somente texto no canto direito inferior do cabeçalho do cache exibido.

google-cache4

O resultado é uma página com textos e links contidos na página, sem formatação. A versão somente texto de uma página permite visualizar, por exemplo, textos escondidos em uma página, identificando técnicas de SEO Black Hat.

cache-texto-google

Como evitar aparecer no cache do Google?

É possível orientar o Google a não armazenar as páginas de seu site no cache. Para isso, inclua o seguinte comando entre suas Meta Tags, antes da tag <body>:

<meta name=”robots” content=”noarchive”>

 

O que significa a data exibida na visualização do cache?

A data exibida no topo da página com o cache não necessariamente diz respeito à data em que a página foi alterada, e sim à data em que o Googlebot visitou a página pela última vez. Este vídeo em inglês de Matt Cutts, responsável pelo time de qualidade de resultados do Google, explica o funcionamento desse processo.

Sobre o autor: Fundador da SEO Marketing, Bernhard Schultze

CONSULTORIA

Estamos prontos
para lhe atender

Seja qual for o perfil da sua empresa, a SEO Marketing pode auxiliá-la a destacar-se no Google e Redes Sociais para diferenciar-se de seus concorrentes. Contrate nossos serviços individualmente ou em um pacote que cubra as suas necessidades de exposição e conversão de vendas.

SOLICITE INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS

SERVIÇOS SEO

Tutoriais

CASES SEO MARKETING

Os resultados da SEO Marketing

Veja nossos cases de sucesso no marketing digital!

CLIENTES

Depoimentos

  • Luciana Pepino

    Luciana Pepino

    Diretora Médica, Luciana Pepino
    A clínica Luciana Pepino de Cirurgia Plástica já tem parceria com a SEO Marketing há mais de um ano e a empresa sempre atendeu a gente com muita prontidão, com muita rapidez, com ideias inovadoras. E o que posso resumir dessa parceria seria: eles sempre estão superando expectativas, sempre um passo à frente do que a gente espera.
  • José Luiz Setúbal

    José Luiz Setúbal

    Presidente, Hospital Infantil Sabará
    A Fundação José Luiz Setúbal, através do Hospital Infantil Sabará, Instituto Pensi e Autismo & Realidade, utiliza os serviços da SEO Marketing há quase 10 anos. Neste periodo eles foram responsáveis pela criação e manuteção e serviço de SEO, e hoje em dia administram nossas redes sociais que são compostas de nossos portais (são 3), Facebook (são 2 páginas), instagram, twitter...
VER TODOS

NOSSOS CLIENTES

Clientes atendidos pela SEO

Conheça os principais clientes que já passaram pela SEO Marketing e conferiram nossos serviços!
SEO Marketing © 2019