Atraia seus prospects e clientes, dialogue com eles. Eduque-os sobre o seu produto, torne-se amigo e apresente a melhor solução. O Inbound marketing é a estratégia de aproximação mais eficaz da atualidade. Ao invés de “gritar” seu produto ou serviço converse sobre as melhorias que eles podem trazer à vida de quem adquirir.
É um conjunto de estratégias que tem como objetivo conseguir o interesse das pessoas, ao invés de atrapalhá-las em momentos premeditados.
O Inbound marketing também é conhecido como o marketing de atração, ou seja, sua marca atrai o prospect e começa a dialogar com ele por meio de email, newsletters, blogs, sites e redes sociais.
O mais curioso é que o conceito de Inbound Marketing não é recente. Na verdade, ele é baseado na pirâmide de Chet Holmes.
Grande parte dos seus clientes ainda não têm certeza se querem comprar o seu produto.
É aí que entra a geração e captação dos leads.
Em seu livro, “The Ultimate Sales Machine”, Chet Holmes faz uma analogia interessante sobre o processo de vendas. Segundo ele, se você colocar 90% dos seus leads em um local, eles vão embora sem ouvir o que você tem a dizer ou vender.
Isso acontece porque apenas 3% das pessoas estão interessadas em comprar e apenas entre 6% e 7% estão abertas a ouvir uma proposta.
Contudo, se apenas 10% das pessoas podem ouvir sua proposta ou comprar o seu produto/serviço, como atingir os outros 90%?
Criando uma jornada de compra!
O conceito de Chet Holmes permeia todas as estratégias de Inbound marketing. Baseada no fato de que com seu planejamento de comunicação você irá “educar” os 90% dos leads e, quem sabe, vender.
A jornada de compra, nada mais é do que os passos que o seu lead vai aplicar dentro do processo de aquisição. Ela é baseada em:
Para cada passo, você deve ofertar um conteúdo diferente ao seu lead via email e enquanto você conversa com ele por lá, pode ir mantendo o diálogo nas redes sociais, blogs e até mesmo com o site. Isso vai ajudando no processo de fortificação da sua marca.
É importante ressaltar que as fases da jornada de compra não precisam seguir uma ordem. O mais importante de tudo é como você adapta a sua comunicação.
Como o seu principal meio de comunicação vai ser o email, é importante que o seu conteúdo esteja escrito de forma atrativa, sem erros de português e com um tom de voz que se adeque ao público-alvo do seu negócio.
Lembre-se disso. Se todos os seus passos estiverem corretos dentro da ferramenta de automação, se todos os fluxos estiverem corretos, mas ainda assim o seu conteúdo estiver mal escrito, você não vai conseguir vender.
Acompanhe os seus leads por todo o processo da jornada. Veja as páginas que ele visita e quanto tempo ele fica no site. Ao enviar emails e newsletters sempre tenha atenção à taxa de abertura (que deve ser acima de 20%) e a taxa de cliques (que deve ser acima de 3%).
Para gerir seus leads, algumas ferramentas de automação servem justamente para auxiliar esse processo.
Cada ferramenta tem sua particularidade e precificação. Você deve estudar a que mais se adapta às suas necessidades, realizar a contratação e iniciar o processo de organização da sua automação de marketing.
Diante de tanto conteúdo criado e uma base de leads captadas por meio de landing pages, adwords, redes sociais e pop-ups, você vai precisar controlar em qual jornada cada lead está, bem como os emails ofertados.
Com as ferramentas de automação isso será feito de maneira simplificada.
Com a automação rodando de forma correta, você terá mais tempo para analisar os leads e criar conteúdos com base no comportamento que eles tomam.
O ROI é extremamente importante para você entender se todo o investimento em marketing está dando resultado. Sua estratégia está gerando lucro ou prejuízo?
Para calcular o ROI basta somar os investimentos em Inbound Marketing (ferramenta, profissional, design para criação de peças…) e comparar com os resultados obtidos.
Atenção para:
Quantas pessoas estão se tornando leads ao entrar no seu site ou serem impactados por um anúncio no Google ou nas redes sociais?
Esse número vai dizer se a sua comunicação é efetiva no momento de convencer o visitante a se tornar lead.
A taxa de abertura e clique dos emails enviados no processo de comunicação da jornada também é importante para sua análise.
Se você está enviando um email e não tem uma boa taxa de abertura (que deve ser acima de 20%), significa que o assunto do seu email não está sendo efetivo ao clique.
Já a taxa de clique é quando o usuário toma uma ação dentro do email. Seja um CTA para compra ou para consumir o conteúdo do blog.
A taxa de clique (que deve ser acima de 3%) vai informar se ao abrir o seu conteúdo o lead se sentiu interessado em clicar e interagir.
O CLV (Customer Lifetime Value) é a métrica que nos diz quanto tempo o cliente permanece com a empresa. Quanto mais tempo ele ficar, mais fidelizado este cliente está.
O CAC (Customer Acquisition Cost) é quanto a empresa paga para conquistar cada cliente.
É importante que o CAC seja menor que o CLV. Caso contrário, a empresa pode perder dinheiro, ao invés de lucrar.
Também conhecida como NPS (Net Promote Score), a taxa de confiança deve ser medida por meio de pesquisa com sua base de clientes.
“De 0 a 10 quanto você recomendaria o meu produto”
Com isso, você vai poder medir a confiabilidade e fidelização do seu cliente, Além disso, o engajamento nas redes sociais e um ponto importante a ser analisado.
O que é Brand Persona? É o processo de personificação da sua marca. Qual é o posicionamento dela, tom de voz que vai utilizar? Qual é o Arquétipo de personalidade que sua marca vai assumir?
Todas essas respostas são interessantes e essenciais que você responda. Ao pesquisar o obter esses itens, você vai ter uma noção de como deverá se comunicar via email, posts em redes sociais, site ou blog.
A Brand Persona é importante para o Inbound marketing porque o processo de produção da Buyer persona, torna-se dúbio em alguns segmentos.
Além disso, os objetivos e desejos das pessoas são mutáveis e muitas vezes essa mudança é tão rápida que não dá para acompanhar.
Ao desenvolver a Brand Persona você corrobora a sua personalidade de marca e atrai quem esteja interessado no jeito e estilo que a sua empresa se comunica. A Brand persona também é essencial para trabalhar no processo de fidelização do cliente.
Além da Brand Persona, você também vai precisar personificar o seu público-alvo. Por exemplo:
No segmento de compra de seguros para celular, quem seria o seu público-alvo ideal e como ele se sente atraído pela comunicação?
Para desenvolver a persona, você precisa ter um contato direto com a área de vendas. Entender como as pessoas compram o produto, faixa-etária, ganhos monetários, atividades, hobbies e principais desafios.
Você também pode fazer uma pesquisa em sua base de facebook e instagram.
Com todos esses passos você pode montar uma estratégia de inbound marketing, ativar o fluxo de automação na ferramenta e começar o trabalho de atração e comunicação com esses leads.
Para atrair os leads use:
Google Ads
Redes Sociais
Landing Page
Banners no site
Entre outras ações
CONSULTORIA
“Grande parte dos seus clientes ainda não têm certeza se querem comprar o seu produto.”
Respostas às perguntas e pesquisas mais frequentes relacionadas ao mundo de Search Engine Marketing
As plataformas de comunicação presentes na web 2.0 atraíram, em um primeiro momento, usuários cuja principal necessidade era a aproximação.
Já pensou como o Google consegue na grande maioria das vezes mostrar com rapidez e eficiência o que você procura? Parece que lê o nosso pensamento. Este tutorial SEO mostra o que acontece “por trás”...
Visibilidade imediata nos primeiros resultados de busca do Google.
POR E-MAIL
contato@seomarketing.com.brPELO TELEFONE
(11) 5681.1999PLANTÃO PARA CLIENTES
(11) 98160.6977SKYPE
seomarketingLuciana Pepino
José Luiz Setúbal