O que você procura?

Title tag – Importância para SEO

Aprenda a escrever um Title Tag eficiente para SEO

TitleTag é um dos itens que mais influencia o posicionamento no Google, se não for o mais importante. E é fácil entender o porquê. O propósito do algoritmo do Google é conseguir mostrar às pessoas os resultados mais relevantes às suas buscas. Se fizermos uma busca no Google e nenhum dos resultados aparente estar relacionado à palavra-chave que pesquisamos, vamos ter uma péssima experiência com o Google.

O título dos resultados de busca ajuda-nos a rapidamente encontrar o que procuramos. Faça o teste para diversas buscas no Google e repare que 7 a 9 resultados, geralmente, possuem a palavra-chave que você pesquisou no título do resultado de busca. Veja por exemplo a busca para carros importados:

serp-carro-importado

A Title Tag das páginas exibidas nos resultados do Google, na grande maioria das vezes, é exibida no título do resultado da busca, em azul. A probabilidade do assunto de uma página com a Tag Title contendo a palavra-chave Carros Importados ser de fato Carros Importados é grande, tornando a experiência do usuário com o Google ainda melhor.

Dessa forma, para cada palavra-chave que você quiser aparecer no Google, deve existir, idealmente, uma página exclusiva para essa palavra-chave em seu site, e ela deve ser trabalhada na Tag Title. Por um capricho do Google, não é comum os 10 resultados terem a palavra-chave no Título, como pode ser observado no 9º resultado da tela acima. Mas você não vai querer arriscar, vai?

 

Onde fica a Tag <Title>?

No código-fonte da página, a Title Tag  fica localizada entre as tags <head> e </head>, geralmente no início do código. Esta é a sintaxe:

<title> Navegador Google Chrome </title>

 

Como visualizar facilmente a tag <Title> de uma página

Existem várias formas para se visualizar facilmente o <Title>. A forma mais fácil é, ao carregar a página, visualizar a aba de seu navegador (válido para os principais navegadores). Ao parar o mouse sobre a aba, o <Title> inteiro é exibido. Veja o exemplo para a página que promove a utilização do Google Chrome:

Title tag Google Chrome

 

Veja ainda como visualizar o Title e demais Meta Tags examinando o código fonte ou utilizando plugins desenvolvidos para essa finalidade.

 

Como redigir um <Title> eficiente para o SEO?

Ao redigirmos o <title> de uma página, devemos levar em consideração tanto o Google quanto as pessoas que forem ler o título nos resultados do Google. Um título mal escrito, mesmo que bem posicionado, receberá poucos cliques. Eis algumas recomendações básicas:

  • Para cada palavra-chave que você quiser aparecer no Google , procure criar uma página e consequentemente um <title> para essa página;
  • Utilize a palavra-chave selecionada para a página no início do <title>;
  • Evite repetir a palavra-chave no <title> de forma não natural. Uma vez é suficiente;
  • Não coloque o nome de sua empresa no início de todos os títulos
  • Cada página deve ter um <title> exclusivo no site. Evite repetições;
  • Um título ideal deve ter de 50 a 65/68 caracteres;
  • Não perca tempo em colocar palavras-chave repetidas após o limite de 68 caracteres. Uma vez que o usuário não as consegue visualizar no resultado de busca, o Google dá pouco valor a elas.

Exemplo de um title eficiente para um e-commerce:

<title>Raquete para tênis de mesa Butterfly – Escocesas.com </title>

 

Se eu não usar a tag Title, o que acontece?

Quando os buscadores não encontram esse atributo, eles recorrem ao conteúdo do site, gerando assim um título automático para ser utilizado no resultado da busca. No navegador, ao invés do título, é exibido o nome do arquivo ou o conteúdo das heading tags (h1, h2, h3, etc) caso a página em questão trabalhe tais tags.

 

Sobre o autor: Fundador da SEO Marketing, Bernhard Schultze

CONSULTORIA

Estamos prontos
para lhe atender

Seja qual for o perfil da sua empresa, a SEO Marketing pode auxiliá-la a destacar-se no Google e Redes Sociais para diferenciar-se de seus concorrentes. Contrate nossos serviços individualmente ou em um pacote que cubra as suas necessidades de exposição e conversão de vendas.

SOLICITE INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE NOSSOS SERVIÇOS

SERVIÇOS SEO

Tutoriais

CASES SEO MARKETING

Os resultados da SEO Marketing

Veja nossos cases de sucesso no marketing digital!

CLIENTES

Depoimentos

  • Luciana Pepino

    Luciana Pepino

    Diretora Médica, Luciana Pepino
    A clínica Luciana Pepino de Cirurgia Plástica já tem parceria com a SEO Marketing há mais de um ano e a empresa sempre atendeu a gente com muita prontidão, com muita rapidez, com ideias inovadoras. E o que posso resumir dessa parceria seria: eles sempre estão superando expectativas, sempre um passo à frente do que a gente espera.
  • José Luiz Setúbal

    José Luiz Setúbal

    Presidente, Hospital Infantil Sabará
    A Fundação José Luiz Setúbal, através do Hospital Infantil Sabará, Instituto Pensi e Autismo & Realidade, utiliza os serviços da SEO Marketing há quase 10 anos. Neste periodo eles foram responsáveis pela criação e manuteção e serviço de SEO, e hoje em dia administram nossas redes sociais que são compostas de nossos portais (são 3), Facebook (são 2 páginas), instagram, twitter...
VER TODOS

NOSSOS CLIENTES

Clientes atendidos pela SEO

Conheça os principais clientes que já passaram pela SEO Marketing e conferiram nossos serviços!
SEO Marketing © 2019