A TitleTag é um dos itens que mais influencia o posicionamento no Google, se não for o mais importante. E é fácil entender o porquê. O propósito do algoritmo do Google é conseguir mostrar às pessoas os resultados mais relevantes às suas buscas. Se fizermos uma busca no Google e nenhum dos resultados aparente estar relacionado à palavra-chave que pesquisamos, vamos ter uma péssima experiência com o Google.
O título dos resultados de busca ajuda-nos a rapidamente encontrar o que procuramos. Faça o teste para diversas buscas no Google e repare que 7 a 9 resultados, geralmente, possuem a palavra-chave que você pesquisou no título do resultado de busca. Veja por exemplo a busca para carros importados:
A Title Tag das páginas exibidas nos resultados do Google, na grande maioria das vezes, é exibida no título do resultado da busca, em azul. A probabilidade do assunto de uma página com a Tag Title contendo a palavra-chave Carros Importados ser de fato Carros Importados é grande, tornando a experiência do usuário com o Google ainda melhor.
Dessa forma, para cada palavra-chave que você quiser aparecer no Google, deve existir, idealmente, uma página exclusiva para essa palavra-chave em seu site, e ela deve ser trabalhada na Tag Title. Por um capricho do Google, não é comum os 10 resultados terem a palavra-chave no Título, como pode ser observado no 9º resultado da tela acima. Mas você não vai querer arriscar, vai?
No código-fonte da página, a Title Tag fica localizada entre as tags <head> e </head>, geralmente no início do código. Esta é a sintaxe:
<title> Navegador Google Chrome </title>
Existem várias formas para se visualizar facilmente o <Title>. A forma mais fácil é, ao carregar a página, visualizar a aba de seu navegador (válido para os principais navegadores). Ao parar o mouse sobre a aba, o <Title> inteiro é exibido. Veja o exemplo para a página que promove a utilização do Google Chrome:
Veja ainda como visualizar o Title e demais Meta Tags examinando o código fonte ou utilizando plugins desenvolvidos para essa finalidade.
Ao redigirmos o <title> de uma página, devemos levar em consideração tanto o Google quanto as pessoas que forem ler o título nos resultados do Google. Um título mal escrito, mesmo que bem posicionado, receberá poucos cliques. Eis algumas recomendações básicas:
Exemplo de um title eficiente para um e-commerce:
<title>Raquete para tênis de mesa Butterfly – Escocesas.com </title>
Quando os buscadores não encontram esse atributo, eles recorrem ao conteúdo do site, gerando assim um título automático para ser utilizado no resultado da busca. No navegador, ao invés do título, é exibido o nome do arquivo ou o conteúdo das heading tags (h1, h2, h3, etc) caso a página em questão trabalhe tais tags.
Sobre o autor: Fundador da SEO Marketing, Bernhard Schultze
CONSULTORIA
“Grande parte dos seus clientes ainda não têm certeza se querem comprar o seu produto.”
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As plataformas de comunicação presentes na web 2.0 atraíram, em um primeiro momento, usuários cuja principal necessidade era a aproximação.
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