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O que é SEO?
SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization, é o trabalho de otimização realizado para melhorar o posicionamento de sites na tela de resultados gratuitos de sites de busca como o Google e o Bing. O Google representa aproximadamente 95% dos resultados de busca no Brasil. Assim, nosso tutorial SEO foca primordialmente em otimização de sites para Google. Saiba mais sobre o que é SEO.
Tela de Resultados de Busca (SERP)
A página de resultados de busca do Google, também conhecida como SERP, sigla do inglês para Search Engine Results Page, apresenta seus resultados de busca divididos basicamente em duas áreas, os resultados gratuitos e os pagos.
Os resultados de busca destacados em vermelho na imagem representam os anúncios pagos do Google. Os anunciantes pagam ao Google a cada vez que seus anúncios são clicados. Para saber mais sobre esse assunto, confira o nosso Tutorial Google Ads.
Este tutorial SEO é direcionado aos demais resultados de busca, os resultados orgânicos, também chamados de naturais ou gratuitos, destacados em vermelho na imagem abaixo.
Como funciona o Google?
Em décimos de segundo, milhares de pesquisas são respondidas a cada segundo pelo Google. Para saber como posicionar melhor o seu site nos resultados de busca, é importante entender como funciona o Google.
Este vídeo em inglês de Matt Cutts, engenheiro do Google responsável pela qualidade dos resultados de busca, explica o funcionamento básico do Google. Para uma explicação mais detalhada em português, veja nossa página de tutorial “como funciona o Google“. E não, a imagem abaixo não é o que parece.
O que o Google leva em consideração para colocar um site em primeiro lugar?
Como pôde ser observado no vídeo acima, existem mais de 200 variáveis consideradas pelo Google na hora de determinar o posicionamento de páginas da internet nos resultados do Google. Podemos dividi-los em 3 categorias:
On-page: São os elementos sob os quais você tem controle em seu site, como o <Title>, Heading Tags H1-H2-H3,…, número de vezes que uma palavra-chave aparece em uma página, variações, negritos, nomes das imagens, URLs, etc.
Off-page ou Link Building: São as referências, ou links, apontando para o seu site de outros sites na internet. Influenciam o posicionamento o texto âncora, PageRank do site de origem do link, quantidade de links na página, etc.
Experiência do usuário e sinais sociais: a experiência e feedback das pessoas navegando pelo seu site são um forte indício de sua qualidade, e cada vez mais o Google leva esses elementos em consideração.
São estes elementos que exploraremos em nosso tutorial. Boa leitura!
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