No tópico anterior, falamos sobre a importância dos títulos e como estes são exibidos nos resultados de busca. Dessa vez, falaremos sobre a descrição, também conhecida como Meta Description.
O Meta Description é o texto geralmente utilizado pelo Google para a exibição dos resultados de texto das segundas e terceiras linhas dos resultados de busca, logo abaixo do Título. O conteúdo do meta description não influencia no posicionamento de uma página no Google. Logo, não é necessário repetir palavras-chave nesta tag.
Apesar de não interferir no posicionamento, uma descrição bem redigida e atrativa contribui para uma taxa de cliques (CTR – clickThrough Rate) mais alta, e este sim acredita-se ser um dos fatores utilizados pelo Google para aumentar o posicionamento de um resultado.
Além disso, alguns termos da descrição são enfatizados em negrito, quando fazem parte da pesquisa realizada, ajudando o usuário a encontrar rapidamente o que está buscando com mais facilidade.
O exemplo acima mostra como o site do Google Chrome é exibido no Google por uma busca por exatamente uma busca no Google por Google Chrome. A sintaxe do meta description, se olharmos o código-fonte, é exatamente o que é exibido no resultado de busca.
<meta content=”O Google Chrome é um navegador da Web rápido, seguro e gratuito, desenvolvido para a Web moderna. Teste-o na sua área de trabalho hoje mesmo.” name=”description”>
O limite padrão utilizado pelo Google para exibição de meta descriptions é por volta de 156 caracteres, respeitados os números de pixels da largura da área reservada para a descrição. Descrições com muitas letras maiúsculas e letras “gordas” como M, O, W, possuem um limite de caracteres inferior a descrições compostas por uma grande quantidade de letras i, para exemplificar.
Além disso, com a alteração na exibição de sitelinks, é interessante procurar resumir a informação nos 50 primeiros caracteres, para que a mensagem mais importante seja exibida quando o Google optar por exibir os sitelinks. Veja o exemplo abaixo:
O Google procura mostrar sempre aos usuários a informação mais relevante à sua busca, da forma mais concisa possível. Prioritariamente, procura exibir o texto contido no meta description da página, mas se o algoritmo Google definir que outra informação é mais relevante ao usuário, é essa informação que será exibida.
É cada vez mais comum, por exemplo, sites de e-commerce terem informações de produtos exibidos com os preços na descrição. Outro exemplo: se a palavra-chave buscada pelo usuário não se encontrar no meta description, há uma boa possibilidade do Google buscar um trecho do conteúdo da página onde se encontra esse texto ao invés de exibir o texto do meta description.
Utilize as dicas do tópico anterior no tópico “Como visualizar facilmente a tag <Title> de uma página“. As ferramentas para visualizar o meta description são as mesmas.
A ferramenta Google Webmaster Tools mostra uma relação de erros que os robôs do Google encontraram em seus Títulos e descrições:
Sobre o autor: Fundador da SEO Marketing, Bernhard Schultze
CONSULTORIA
“Grande parte dos seus clientes ainda não têm certeza se querem comprar o seu produto.”
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