As Heading Tags (H1, H2, H3, …) são recursos de programação HTML utilizados para destacar títulos e sub-títulos de uma página. H1 é a abreviação do inglês para Header 1, ou Cabeçalho 1, logo, o mais importante dos Headers. Conceitualmente, o H1 possui um destaque maior, uma fonte maior, e é geralmente o elemento de texto mais visível da página. Assim como nos negritos de uma página e o Title, a tag H1 é um importante elemento que o Google utiliza para determinar o principal assunto abordado em uma página, visto que o título de uma página conceitualmente define seu conteúdo.
Note que no caso acima, não foi utilizada a palavra-chave Google Chrome no h1. Em um projeto de SEO, o título seria reescrito para algo como “Google Chrome – Navegador com rapidez”, caso a palavra-chave trabalhada nessa página fosse o nome do navegador.
Recomendamos ainda utilizar apenas uma H1 por página, sempre focando na palavra-chave principal. Isso dá um claro indício ao Google de qual é a palavra-chave mais importante da página.
As demais Heading Tags, como H2 e H3, são geralmente utilizadas como sub-títulos de uma página. Em SEO, são um excelente recurso para incluir palavras-chave complementares, ou seja, variações e complementos da palavras-chave principal que não terão uma página exclusiva para ela, seja por baixo volume de pesquisa ou por simplesmente não se encaixar no conceito do site.
O Plugin do Chrome SEOquake, foi o que utilizamos para verificar o H1 do Google Chrome. Ele destaca a posição das diversas Heading Tags na página.
As Heading Tags são geralmente utilizados por programadores com estilos pré-determinados no CSS, a folha de estilos do site (se você não sabe o que é CSS, pergunte ao programador web mais próximo :-). Dessa forma, os H1s possuem geralmente o mesmo tamanho, cor e fonte em todo o site. O mesmo vale para as demais Heading Tags. Isto acaba causando uma desconexão entre as necessidades de otimização de um site para Google e as características visuais desse site. Vejamos por exemplo a página do site SEMRush.
Do ponto de vista visual, as Heading Tags foram utilizadas corretamente. Do ponto de vista de SEO, os textos contidos em H1 poderiam ser melhor trabalhados, e não seguem o padrão utilizado em SEO. Para contornar esse fato, é possível criar diferentes estilos para a mesma Heading Tag. Um bom programador SEO deve conseguir aliar as características visuais de um site às necessidades de SEO da página.
Sobre o autor: Fundador da SEO Marketing, Bernhard Schultze
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