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Índice de Qualidade Google Adwords

Como pagar menos e aparecer melhor posicionado nas buscas Google

Como vimos no capítulo anterior, posicionamento de anúncios Ads, a fórmula que determina a posição de um anúncio no Google é

POSIÇÃO DE UM ANÚNCIO = (preço máximo por clique) X (índice de qualidade da palavra-chave que disparou o anúncio)

O Índice de Qualidade Ads é um dos fatores que fez do Google o queridinho de Wall Street, a principal bolsa de valores americana. Além de ser a empresa com o melhor mecanismo de busca, disponibiliza os melhores, mais relevantes anúncios de links patrocinados, que são a principal fonte de sua receita.

O índice de qualidade é um valor calculado pelo Google para cada palavra-chave participante em leilões do Google AdWords e procura determinar com o uso de seus algorítimos a relevância de anúncios Google em relação às palavras-chave digitadas na busca. O Google favorece dessa forma com CPC (custo por clique) mais baixo anúncios mais bem escritos, mais atrativos e que com isso tenham uma probabilidade maior de serem clicados. Dessa forma, o usuário do Google tem uma maior probabilidade de encontrar o que busca e, mesmo recebendo menos receita por clique, o Google acaba aumentando o seu faturamento.

O índice de qualidade é calculado a cada vez que uma busca é realizada, mas o seu valor é atualizado para os anunciantes uma vez ao dia. Para descobrir o Índice de Qualidade de suas palavras-chave, siga o passo-a-passo abaixo, após ter se logado em sua conta AdWords:

  • Entre na opção Palavras-chave.
  • Clique em Colunas > Personalizar Colunas.
  • Clique em Índice de Qualidade e selecione a opção Índice de Qualidade e em seguida Aplicar.

índice de qualidade

CTR – Click-through rate

Para calcular o índice de qualidade, o Google avalia principalmente o CTR (Click-through rate) da palavra-chave que disparou o anúncio, ou seja, o número de vezes em que o anúncio foi clicado (cliques) dividido pelo número de vezes que o anúncio apareceu (impressões). O conceito por trás disso é o de que, se um anúncio é muito clicado em relação a outros similares, provavelmente está melhor escrito e/ou é o mais relevante em relação à palavra-chave digitada por quem fez a busca no Google. Assim, ao escrever um anúncio, tenha a certeza de que ele é relevante para as palavras que você cadastrou em seu grupo de anúncios.

Acredita-se que o CTR represente 70% do valor do índice de qualidade de uma palavra-chave.

Outros fatores que influenciam o índice de qualidade:

  • Experiência do usuário na página de destino dos anúncios
  • Relevância do anúncio de texto em relação à palavra-chave cadastrada
  • Histórico do índice de qualidade do anunciante

Notas:

  • O Índice de Qualidade nas buscas é calculado apenas usando-se as buscas Google.
  • O Índice de Qualidade é calculado pela correspondência exata da palavra-chave participante do leilão. Termos de pesquisa com variações não são utilizados no cálculo. Veja o próximo capítulo para aprender a utilizar corretamente as correspondências ampla, exata, frase, ampla modificada, negativa.

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