A área central da tela de resultados do Google mostra os resultados naturais, também conhecidos como resultados orgânicos, relacionados à palavra-chave digitada pelo usuário. Ao abrir a página de busca, são mostrados 10 resultados do Google orgânico a cada pesquisa efetuada (este número pode ser alterado nas opções de preferência de pesquisa).
No final da página, é possível continuar à procura de mais resultados, até atingir o número estimado de resultados para aquele termo. Vale lembrar que 75% dos usuários não passam da primeira página e essa tendência tende a se acentuar à medida que o Google aprimore seus algoritmos.
A cada conjunto de palavras-chave digitado no Google, ele pesquisa em seu índice as páginas de sites relacionadas ao termo informado. Por meio de um algoritmo que envolve aproximadamente 200 variáveis, disponibiliza-se em uma fração de segundos os resultados classificados por relevância. O algoritmo do Google é atualizado e evolui constantemente para oferecer resultados cada vez mais relevantes aos usuários. O segredo por trás do algoritmo do Google pode ser comparado ao segredo da fórmula da Coca-Cola, tal a importância que ele adquiriu na última década.
O Google classifica e exibe nos resultados orgânicos sites que foram rastreados pelo Googlebot, indexados e armazenados em seus servidores. O fato de um site não aparecer para determinada busca, não significa que ele não está indexado. Essas são algumas das causas para que sites não apareçam nos resultados:
Para checar se um site está indexado, digite no campo de busca do Google:
“site:www.o-seu-site.com.br”, substituindo “o seu site”, pelo domínio a ser pesquisado. Assim, você verá as páginas que o Google armazenou em seu índice. Se a resposta for a mensagem: “Sua pesquisa – site:www.o-seu-site.com.br – não encontrou nenhum documento correspondente”, significa que, de fato, ele não foi indexado pelo e não aparecerá para qualquer busca no Google orgânico.
Para um site aparecer na busca de determinada palavra-chave, é importante que o Google tenha essa palavra no seu índice. Por exemplo, se quiser saber se um site está elegível para aparecer para a palavra “sapatos azuis”, digite site:www.o-seu-site.com.br “sapatos azuis” na busca do Google e veja se algum resultado é encontrado.
Já sabemos quem aparece e quem não aparece nos resultados. Em uma pesquisa com 281.000 resultados, aproximadamente, para a palavra-chave informada, são 281.000 páginas na internet que competem para aparecer na primeira página do Google para tal busca.
Como o Google define o posicionamento desses 281.000 resultados orgânicos? Quem está elegível a aparecer na primeira página? Com a combinação de mais de 200 variáveis, o algoritmo do Google elege as páginas mais relevantes à busca realizada. É esse o assunto de nosso próximo tópico.
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