O AWR é uma ferramenta que rastreia o posicionamento do seu site e seus concorrentes para as principais palavras-chave selecionadas, no Google, Yahoo e Bing. É uma ferramenta paga da Caphyon, acompanhada pela ferramenta Advanced Link Manager.
No mundo dos mecanismos de pesquisa, Black Hat se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipularas principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes geralmente conteúdo diferente do oferecido a pessoas navegando pelo site.
Abreviação para robots, os robôs dos sites de busca que varrem a internet atrás de novo conteúdo para disponibilizá-los em seus resultados de pesquisa.
Breadcrumbs são auxiliares de navegação que aparecem geralmente no topo da página, indicando o nível hierárquico do site em que se encontra o internauta, permitindo que este facilmente retorne às páginas navegadas anteriormente. Ex: Home > Produtos > Tênis > Adidas > Barricade V Ltd Men
Conceito introduzido pelo Google aonde o histórico de pesquisas do usuário é levado em conta na hora de apresentar os resultados de busca natural, dando maior peso aos tópicos de seu interesse. Se um usuário costuma acessar constantemente um determinado site de carros, a busca por “carros” por esse usuário no Google provavelmente trará esse determinado site em uma posição destacada nos resultados.
Mecanismos de pesquisa pela internet, por exemplo: Google, Yahoo, Bing, etc.
Existem diversos sites de diretórios, (ex.: DMOZ) e sites de busca (ex. Google), que oferecem a webmasters a opção de cadastro de seus sites para terem o seu conteúdo exibido. Diversas empresas e softwares oferecem serviços de cadastro neste tipo de sites.
Método Black Hat aonde o conteúdo exibido por um site para os robôs dos sites de busca é diferente do conteúdo exibido para pessoas.
Compra de links se refere à prática de comprar links em outros sites. Prática comum no mundo da propaganda, a compra de links se tornou uma ferramenta muito usada por webmasters (mas reprovada pelos mecanismos de pesquisa) para aumentar rapidamente as métricas de páginas na internet.
Os mecanismos de busca valorizam conteúdo único, diferente, exclusivo. Conteúdo duplicado tanto dentro de seu site, mas principalmente fora dele – sites diferentes com conteúdo repetido – devem ser ao máximo evitados.
Páginas de um site geralmente em grande quantidade com conteúdo praticamente repetido, modificando-se apenas a principal keyword. O objetivo é rankear para o maior número possível de palavras-chave. Por exemplo, um site pode criar páginas de visto de viagem para cada um dos países do mundo, alterando apenas o país de uma página para outra. O Google considera Doorway Pages como Spam, sendo passível de punição.
“Robô” do Google. Na verdade, Googlebot são os computadores do Google varrendo a internet, seguindo os links de uma página para identificar novas páginas, seguindo os links dessas novas páginas para encontrar mais páginas, e assim por diante.
Em alguns casos e alguns países, o Google exibe uma caixa de busca dentro de seus resultados, permitindo aos usuários realizarem buscas dentro do site sem ter de entrar nele. A esse recurso chamamos inside search.
Consiste em criar diversas repetições da mesma palavra, não necessariamente com um sentido para quem está lendo, com o objetivo de fazer com que a página seja mais importante para aquelas palavras-chave.O Google considera keyword stuffing como search engine spam, sendo passível de punição.
Também conhecida como página de destino ou página de aterrissagem, é a primeira página visitada por um internauta ao chegar a um site.
Termo em inglês para “fazenda de links”. São sites que existem com o propósito de vender espaços em suas páginas para aumentar as métricas das páginas de quem está comprando o link.
Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor -def. Michaelis
Iniciativas de marketing focadas em torno dos sites de busca como o Google, Yahoo e Bing. O início de um trabalho de marketing de busca é a seleção de palavras-chave que uma vez digitadas no campo de busca desses sites representem clientes em potencial. A partir dessa palavra-chave digitada é traçada toda a estratégia de marketing de busca.
Google, Yahoo e Bing.
Mecanismos de pesquisa são aplicativos desenvolvidos para facilitar a busca de informações na internet. Os mais conhecidos são o Google, Yahoo e Bing.
Mecanismo utilizado para que links em uma página não sejam considerados pelos mecanismos de pesquisa. Pode ser útil em comentários de blog suscetíveis a SPAM ou para criar links para sites que sejam penalizados pelo Google. Sintaxe de exemplo: <a href=”www.bad-site.com/index.html” rel=”nofollow”>Troca de links </a>.
O nome PageRank ou PR é uma uma nota dada pelo Google às páginas indexadas em seus servidores, baseada na quantidade e qualidade de “votos” – links – que cada página recebe. O PageRank variava de 0 a 10 , sendo PR=10 o Google, PR=9 a Casa Branca e a NASA, e algumas poucas páginas na internet. No Brasil, para se ter um exemplo, a página inicial do Terra e do UOL tinham PR=8 (em 19/10/08). Quanto mais alto fosse o PageRank, maior era a possibilidade de um site aparecer bem posicionado na tela de resultados do Google.
Conjunto de palavras digitadas por usuários no campo de busca de mecanismos de pesquisa como o Google.
Sites que infrinjam as diretrizes dos buscadores correm o risco de serem penalizados com a perda de posições na tela de resultados ou com a total exclusão de seu site do índice dos buscadores.
Existem diversas formas de “redirecionar” o visitante de uma página a outra. Esse redirecionamento afeta também o índice de um site no Google. O Google recomenda o redirecionamento permanente (301) para que as páginas em seu índice assumam o endereço da nova página sem perda de métricas e posicionamento.
Mecanismos de busca classificam os resultados das buscas efetuadas baseado na relevância dos sites em seu índice em relação à palavra buscada.
Os resultados naturais são a área de resultados principal dos mecanismos de busca, e não são influenciados por pagamento aos mesmos mecanismos de busca. O trabalho de SEO busca melhorar a classificação de sites nesta área de pesquisa.
No mundo dos mecanismos de busca, Robô é o termo utilizado para descrever os sistemas dos sites de busca que varrem a internet indexando o conteúdo que encontram em seus servidores. Eles seguem automaticamente os links das páginas de uma forma automatizada, daí o nome robô. Os robôs mais conhecidos são o Googlebot (google), Yahoo! Slurp (Yahoo!).
Técnica utilizada por black hats, aonde conteúdo da internet vindo de blogs e sites é copiado e utilizado para montar novas páginas no site (aos milhares), muitas vezes com o conteúdo misturado para que os sites de busca não identifiquem a cópia.
Palavra em inglês para “Mecanismo de Pesquisa”.
Sigla em inglês para Search Engine Marketing. Enquanto SEO foca em melhorar os resultados naturais, SEM engloba também a parte relacionada a links patrocinados, isto é, resultados pagos. SEM também é o nome dado pelo Google e Yahoo às agências de marketing que lidam com marketing de busca.
Termo em inglês para otimização de sites para mecanismos de pesquisa, também comumente referido como SEO ou Search Engine Optimization. É o processo de melhorar o posicionamento de um site na tela de resultados naturais dos sites e busca.
A tela de resultados é também chamada de SERP (Search Engine Results Page) e é onde o Google e demais sites de busca disponibiliza seus resultados naturais.
Sites que têm com principal busca oferecer respostas às pesquisas de usuários. Sites de busca indexam conteúdo da internet em seus servidores para poder oferecer respostas às pesquisas em frações de segundo. Os principais sites de busca são o Google, Yahoo, Bing.
O Google exibe os resultados de alguns sites com uma série de links internos para esse mesmo site. Digite por exemplo TERRA no Google e você terá, além da descrição do site, 8 links apontados para áreas internas do terra.com.br. Esses links são chamados de sitelinks.
Snippet é um trecho de texto geralmente de 2 linhas que aparece logo abaixo do título do site na tela de resultados do Google e que descreve o conteúdo da página.
Search Engine Spam é o conteúdo gerado por técnicas black hat com o intuito de melhorar o posicionamento de um site. Geralmente Search Engine Spam é conteúdo exibido apenas aos bots dos sites de busca, mas pode também ficar visível a usuários, geralmente oriundo de conteúdo copiado de outros blogs, rss feeds, sites. Sites com spam podem ter milhares de páginas com conteúdo copiado, caracterizando o Spam.
Variações de palavras, trazendo a palavra à sua “raíz”. Uma busca no Google por “flor” pode trazer resultados de sites com as palavras “flor”, “flores”, ou mesmo “florida”.
Veja cadastro de sites.
Troca de Links são trocas de links entre diferentes sites, algo como “eu aponto para o seu site e você aponta para o meu”. Troca de links é usado com frequência para aumentar as métricas de uma página, e quando utilizado com esse propósito, fere as diretrizes dos mecanismos de pesquisa.
Universal Resource Locator, ou o endereço de uma página na internet. Possui geralmente a sintaxe http://www.site.com.br.
White Hat SEO é uma vertente SEO que segue por via de regra as diretrizes dos mecanismos de busca em seu trabalho de melhorar o posicionamento de um site nos resultados naturais.
CONSULTORIA
“Grande parte dos seus clientes ainda não têm certeza se querem comprar o seu produto.”
Respostas às perguntas e pesquisas mais frequentes relacionadas ao mundo de Search Engine Marketing
As plataformas de comunicação presentes na web 2.0 atraíram, em um primeiro momento, usuários cuja principal necessidade era a aproximação.
Já pensou como o Google consegue na grande maioria das vezes mostrar com rapidez e eficiência o que você procura? Parece que lê o nosso pensamento. Este tutorial SEO mostra o que acontece “por trás”...
Visibilidade imediata nos primeiros resultados de busca do Google.
POR E-MAIL
contato@seomarketing.com.brPELO TELEFONE
(11) 5681.1999PLANTÃO PARA CLIENTES
(11) 98160.6977SKYPE
seomarketingLuciana Pepino
José Luiz Setúbal