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Glossário SEO

AWR

O AWR é uma ferramenta que rastreia o posicionamento do seu site e seus concorrentes para as principais palavras-chave selecionadas, no Google, Yahoo e Bing. É uma ferramenta paga da Caphyon, acompanhada pela ferramenta Advanced Link Manager.

Black Hat SEO

No mundo dos mecanismos de pesquisa, Black Hat se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipularas principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes geralmente conteúdo diferente do oferecido a pessoas navegando pelo site.

Bots

Abreviação para robots, os robôs dos sites de busca que varrem a internet atrás de novo conteúdo para disponibilizá-los em seus resultados de pesquisa.

Breadcrumbs

Breadcrumbs são auxiliares de navegação que aparecem geralmente no topo da página, indicando o nível hierárquico do site em que se encontra o internauta, permitindo que este facilmente retorne às páginas navegadas anteriormente. Ex: Home > Produtos > Tênis > Adidas > Barricade V Ltd Men

Busca Personalizada

Conceito introduzido pelo Google aonde o histórico de pesquisas do usuário é levado em conta na hora de apresentar os resultados de busca natural, dando maior peso aos tópicos de seu interesse. Se um usuário costuma acessar constantemente um determinado site de carros, a busca por “carros” por esse usuário no Google provavelmente trará esse determinado site em uma posição destacada nos resultados.

Buscadores

Mecanismos de pesquisa pela internet, por exemplo: Google, Yahoo, Bing, etc.

Cadastros de Sites

Existem diversos sites de diretórios, (ex.: DMOZ) e sites de busca (ex. Google), que oferecem a webmasters a opção de cadastro de seus sites para terem o seu conteúdo exibido. Diversas empresas e softwares oferecem serviços de cadastro neste tipo de sites.

Cloaking

Método Black Hat aonde o conteúdo exibido por um site para os robôs dos sites de busca é diferente do conteúdo exibido para pessoas.

Compra de Links

Compra de links se refere à prática de comprar links em outros sites. Prática comum no mundo da propaganda, a compra de links se tornou uma ferramenta muito usada por webmasters (mas reprovada pelos mecanismos de pesquisa) para aumentar rapidamente as métricas de páginas na internet.

Conteúdo Duplicado

Os mecanismos de busca valorizam conteúdo único, diferente, exclusivo. Conteúdo duplicado tanto dentro de seu site, mas principalmente fora dele – sites diferentes com conteúdo repetido – devem ser ao máximo evitados.

Doorway pages

Páginas de um site geralmente em grande quantidade com conteúdo praticamente repetido, modificando-se apenas a principal keyword. O objetivo é rankear para o maior número possível de palavras-chave. Por exemplo, um site pode criar páginas de visto de viagem para cada um dos países do mundo, alterando apenas o país de uma página para outra. O Google considera Doorway Pages como Spam, sendo passível de punição.

Googlebot

“Robô” do Google. Na verdade, Googlebot são os computadores do Google varrendo a internet, seguindo os links de uma página para identificar novas páginas, seguindo os links dessas novas páginas para encontrar mais páginas, e assim por diante.

Inside Search

Em alguns casos e alguns países, o Google exibe uma caixa de busca dentro de seus resultados, permitindo aos usuários realizarem buscas dentro do site sem ter de entrar nele. A esse recurso chamamos inside search.

Keyword Stuffing

Consiste em criar diversas repetições da mesma palavra, não necessariamente com um sentido para quem está lendo, com o objetivo de fazer com que a página seja mais importante para aquelas palavras-chave.O Google considera keyword stuffing como search engine spam, sendo passível de punição.

Landing Page

Também conhecida como página de destino ou página de aterrissagem, é a primeira página visitada por um internauta ao chegar a um site.

Link Farm

Termo em inglês para “fazenda de links”. São sites que existem com o propósito de vender espaços em suas páginas para aumentar as métricas das páginas de quem está comprando o link.

Marketing

Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor -def. Michaelis

Marketing de Busca

Iniciativas de marketing focadas em torno dos sites de busca como o Google, Yahoo e Bing. O início de um trabalho de marketing de busca é a seleção de palavras-chave que uma vez digitadas no campo de busca desses sites representem clientes em potencial. A partir dessa palavra-chave digitada é traçada toda a estratégia de marketing de busca.

Mecanismos de Busca ou motores de busca

Google, Yahoo e Bing.

Mecanismos de Pesquisa

Mecanismos de pesquisa são aplicativos desenvolvidos para facilitar a busca de informações na internet. Os mais conhecidos são o Google, Yahoo e Bing.

Nofollow

Mecanismo utilizado para que links em uma página não sejam considerados pelos mecanismos de pesquisa. Pode ser útil em comentários de blog suscetíveis a SPAM ou para criar links para sites que sejam penalizados pelo Google. Sintaxe de exemplo: <a href=”www.bad-site.com/index.html” rel=”nofollow”>Troca de links </a>.

Pagerank

O nome PageRank ou PR é uma uma nota dada pelo Google às páginas indexadas em seus servidores, baseada na quantidade e qualidade de “votos” – links – que cada página recebe. O PageRank variava de 0 a 10 , sendo PR=10 o Google, PR=9 a Casa Branca e a NASA, e algumas poucas páginas na internet. No Brasil, para se ter um exemplo, a página inicial do Terra e do UOL tinham PR=8 (em 19/10/08). Quanto mais alto fosse o PageRank, maior era a possibilidade de um site aparecer bem posicionado na tela de resultados do Google.

Palavra-chave

Conjunto de palavras digitadas por usuários no campo de busca de mecanismos de pesquisa como o Google.

Penalidade

Sites que infrinjam as diretrizes dos buscadores correm o risco de serem penalizados com a perda de posições na tela de resultados ou com a total exclusão de seu site do índice dos buscadores.

Redirecionamento

Existem diversas formas de “redirecionar” o visitante de uma página a outra. Esse redirecionamento afeta também o índice de um site no Google. O Google recomenda o redirecionamento permanente (301) para que as páginas em seu índice assumam o endereço da nova página sem perda de métricas e posicionamento.

Relevância

Mecanismos de busca classificam os resultados das buscas efetuadas baseado na relevância dos sites em seu índice em relação à palavra buscada.

Resultados Naturais ou orgânicos

Os resultados naturais são a área de resultados principal dos mecanismos de busca, e não são influenciados por pagamento aos mesmos mecanismos de busca. O trabalho de SEO busca melhorar a classificação de sites nesta área de pesquisa.

Robô

No mundo dos mecanismos de busca, Robô é o termo utilizado para descrever os sistemas dos sites de busca que varrem a internet indexando o conteúdo que encontram em seus servidores. Eles seguem automaticamente os links das páginas de uma forma automatizada, daí o nome robô. Os robôs mais conhecidos são o Googlebot (google), Yahoo! Slurp (Yahoo!).

Scraping

Técnica utilizada por black hats, aonde conteúdo da internet vindo de blogs e sites é copiado e utilizado para montar novas páginas no site (aos milhares), muitas vezes com o conteúdo misturado para que os sites de busca não identifiquem a cópia.

Search Engine

Palavra em inglês para “Mecanismo de Pesquisa”.

SEM

Sigla em inglês para Search Engine Marketing. Enquanto SEO foca em melhorar os resultados naturais, SEM engloba também a parte relacionada a links patrocinados, isto é, resultados pagos. SEM também é o nome dado pelo Google e Yahoo às agências de marketing que lidam com marketing de busca.

SEO

Termo em inglês para otimização de sites para mecanismos de pesquisa, também comumente referido como SEO ou Search Engine Optimization. É o processo de melhorar o posicionamento de um site na tela de resultados naturais dos sites e busca.

SERP

A tela de resultados é também chamada de SERP (Search Engine Results Page) e é onde o Google e demais sites de busca disponibiliza seus resultados naturais.

Site de Busca

Sites que têm com principal busca oferecer respostas às pesquisas de usuários. Sites de busca indexam conteúdo da internet em seus servidores para poder oferecer respostas às pesquisas em frações de segundo. Os principais sites de busca são o Google, Yahoo, Bing.

Sitelink

O Google exibe os resultados de alguns sites com uma série de links internos para esse mesmo site. Digite por exemplo TERRA no Google e você terá, além da descrição do site, 8 links apontados para áreas internas do terra.com.br. Esses links são chamados de sitelinks.

Snippet

Snippet é um trecho de texto geralmente de 2 linhas que aparece logo abaixo do título do site na tela de resultados do Google e que descreve o conteúdo da página.

Spam, Search Engine

Search Engine Spam é o conteúdo gerado por técnicas black hat com o intuito de melhorar o posicionamento de um site. Geralmente Search Engine Spam é conteúdo exibido apenas aos bots dos sites de busca, mas pode também ficar visível a usuários, geralmente oriundo de conteúdo copiado de outros blogs, rss feeds, sites. Sites com spam podem ter milhares de páginas com conteúdo copiado, caracterizando o Spam.

Stemming

Variações de palavras, trazendo a palavra à sua “raíz”. Uma busca no Google por “flor” pode trazer resultados de sites com as palavras “flor”, “flores”, ou mesmo “florida”.

Submeter URL

Veja cadastro de sites.

Troca de Links

Troca de Links são trocas de links entre diferentes sites, algo como “eu aponto para o seu site e você aponta para o meu”. Troca de links é usado com frequência para aumentar as métricas de uma página, e quando utilizado com esse propósito, fere as diretrizes dos mecanismos de pesquisa.

URL

Universal Resource Locator, ou o endereço de uma página na internet. Possui geralmente a sintaxe http://www.site.com.br.

White Hat SEO

White Hat SEO é uma vertente SEO que segue por via de regra as diretrizes dos mecanismos de busca em seu trabalho de melhorar o posicionamento de um site nos resultados naturais.

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  • Luciana Pepino

    Luciana Pepino

    Diretora Médica, Luciana Pepino
    A clínica Luciana Pepino de Cirurgia Plástica já tem parceria com a SEO Marketing há mais de um ano e a empresa sempre atendeu a gente com muita prontidão, com muita rapidez, com ideias inovadoras. E o que posso resumir dessa parceria seria: eles sempre estão superando expectativas, sempre um passo à frente do que a gente espera.
  • José Luiz Setúbal

    José Luiz Setúbal

    Presidente, Hospital Infantil Sabará
    A Fundação José Luiz Setúbal, através do Hospital Infantil Sabará, Instituto Pensi e Autismo & Realidade, utiliza os serviços da SEO Marketing há quase 10 anos. Neste periodo eles foram responsáveis pela criação e manuteção e serviço de SEO, e hoje em dia administram nossas redes sociais que são compostas de nossos portais (são 3), Facebook (são 2 páginas), instagram, twitter...
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