Links são trechos da página de um site que apontam para as outras do mesmo portal ou de outros sites. São formas que o web designer tem para levar o visitante de sua página até outra (links internos) ou então para direcionar o visitante a outro site (links externos) que tenha alguma relação com o assunto tratado naquela página. Também é comum a existência de links para sites de parceiros, sites de interesse público, e uma infinidade de outras finalidades.
No código HTML de cada página, os links tem uma construção semelhante ao exemplo abaixo:
O link “Troca de links” possui em seu código HTML o seguinte dado:
<a href=”http://www.seomarketing.com.br/link-exchange.html”>Troca de links</a>
Trata-se de sites na internet que apontam para o seu site. Eles são fatores de grande importância na definição do posicionamento de um site na página de resultados do Google (SERP). Além disso, também assumem o papel principal na definição das métricas de uma página. A lógica dos mecanismos de busca é que, se vários sites na internet apontam para um determinado site, esse deve ser a autoridade na internet no assunto ao que se refere à página.
Para verificar a quantidade de links apontados para o seu site, digite “link:www.oseusite.com.br” (trocando oseusite.com.br pelo seu domínio) no campo de busca do Google.
Devido à sua importância, backlinks são um dos principais alvos de webmasters que querem subir rapidamente no posicionamento dos mecanismos de busca. Webmasters procuram ativamente realizar a troca de links com outros sites, algo como “eu aponto para você e você aponta para mim”. Com isso, sites ganham um grande número de backlinks e aumentam sua importância perante os mecanismos de busca.
Uma troca de links “natural” é saudável para a internet e para buscadores, pois ajuda a identificar sites que sejam a autoridade em algum tópico (ou palavra-chave, se pensarmos como o Google pensa). Links de sites de paraquedismo apontados para sites de bengalas para idosos, por outro lado, não agregam em nada e têm o simples propósito de aumentar a quantidade de links apontados para um determinado site.
Compra de links se refere à prática de comprar links em outros sites. Pode acontecer por meio de links patrocinados, de uma imagem, banner online, janela pop-up, vídeo ou diversas outras formas. Uma grande quantidade de sites na internet são financiados por propagandas. Diversos webmasters aproveitam desse mecanismo para subir artificialmente o seu posicionamento nos mecanismos de busca.
Alguns sites na internet têm o único propósito de vender espaços para links pagos. Eles costumam organizar suas páginas em categorias, onde posicionam os links de seus “clientes”. Assim, como na troca exagerada de links, o link farms é um mecanismo usado para burlar o algoritmo do Google e afins, e visa dar ao site mais importância do que ele teria “naturalmente”.
Mecanismos de busca procuram sempre oferecer o resultado mais relevante possível aos usuários. Dessa forma, procura-se detectar práticas que burlam as suas diretrizes ao desconsiderar o algoritmo links que tenha origem duvidosa e o único objetivo de melhora no posicionamento nos resultados.
O Google Penguin é uma atualização do Google com o objetivo de garantir que os resultados de busca possuam sites com links de qualidade, desconsiderando links suspeitos em sites que, por sua vez, podem perder o posicionamento caso dependam deles para ranqueamento.
Com isso, o Google mantém o seu propósito e faz com que os sites trabalhem para conseguir links de qualidade apontados para ele.
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